A análise de "Previsto X Realizado" é uma importante ferramenta na gestão orçamentaria das empresas. Esse relatório compara as projeções financeiras previstas no planejamento com os resultados financeiros efetivamente alcançados. Essa comparação ajuda a avaliar a precisão das estimativas, identificar desvios, tomar decisões estratégicas e estabelecer metas realistas para melhorar o desempenho financeiro do negócio. Em resumo, o "Previsto X Realizado" é fundamental para garantir um gerenciamento eficiente dos recursos e o cumprimento dos objetivos financeiros estabelecidos.
Como Consultar o Relatório Previsto X Realizado
1. Acesse o GF Software Financeiro e no menu esquerdo da tela, clique em "Relatório".
2. Selecione a opção "Previsto X Realizado".
3. O sistema exibirá as informações sobre o que foi previsto e realizado em termos de receitas e despesas, referentes ao período de "janeiro a dezembro" do ano do "Exercício".
4. Ao clicar no ícone de "seta", você poderá consultar detalhadamente os valores mensais previstos, realizados e a diferença entre eles para receitas e despesas.
5. Para obter mais informações, clique no "Valor" referente ao previsto, realizado ou à diferença e será direcionado à aba “Pagar x Receber”.
6. É possível também consultar o gráfico que mostrará as movimentações relacionadas aos "Recebimentos Previstos", "Recebimentos Realizados", "Pagamentos Previstos", "Pagamentos Realizados", "Saldo Previsto" e o "Saldo Realizado" do período informado. Para isso, basta clicar no campo "Gráfico".
Como Exportar o Relatório do Previsto X Realizado
1. Acesse o GF Software Financeiro e no menu esquerdo da tela, clique em "Relatório".
2. Selecione a opção “Previsto X Realizado" e Clique em "Ações".
3. Selecione "Exportar".
4. Clique no formato do arquivo (PDF, XLSX, CSV, JSON ou XML) para realizar o download do relatório.
Como Filtrar o Relatório Previsto X Realizado
1. Acesse o GF Software Financeiro e no menu esquerdo da tela, clique em "Relatório".
2. Selecione a opção "Previsto X Realizado" e clique em "Filtrar".
3. Selecione o filtro “Centro de Custos”.
4. Por fim, clique em "Filtrar".