Cobrança Eletrônica - CNAB 400

O que é Cobrança Eletrônica?

A cobrança eletrônica é uma situação desenvolvida para otimizar a geração de cobranças em larga escala. Este recurso possibilita a criação de cobranças em massa por meio da importação de único arquivo bancário, denominado CNAB 400.

O que é o CNAB 400?

O CNAB 400 é uma solução vantajosa para pequenas empresas ou organizações com volumes moderados de transações financeiras. Sua estrutura simplificada foca em operações essenciais de cobranças bancárias, oferecendo benefícios estratégicos para negócios que buscam eficiência operacional sem complexidade excessiva.

Ao escolher o CNAB 400, sua empresa adota uma solução eficaz que se adapta perfeitamente às necessidades de negócios com operações financeiras mais simples. Com um número reduzido de campos e informações a serem preenchidas, é possível acelerar a transmissão e o processamento das informações financeiras, gerando economia de tempo e recursos. A adoção de um fluxo de informações mais direto e simplificado não apenas diminui a chance de erros, mas também facilita a gestão financeira da sua organização.


Como exportar um arquivo de cobrança eletrônica?

1. Acesse o GF Software Financeiro através do menu esquerdo da tela, clique em "Lançamentos". Crie um novo lançamentos ou, caso já tenha sido importado para o sistema, selecione-o;

2. Marque o "Checkbox" disponível acima e, em seguida, selecione a opção "Cobrança Eletrônica" na lista de opções; 

3. Informe a conta patrimonial desejada para a transação;

5. A remessa será gerada na tela de cobrança eletrônica; para finalizar, clique em "exportar" e o processo estará completo. 

Saiba mais sobre Lançamentos.




Como importar um arquivo de Retorno

1. Acesse o GF Software Financeiro e clique em Integração Bancária localizada no menu esquerdo da tela e selecione "Cobrança Eletrônica";

2. Selecione a remessa e vá em "Ações", clique em "Importar", "Retorno" e "Cobrança Eletrônica"; 

3. Na tela de importação, clique em "Arquivo" e selecione o arquivo de retorno;

4. Após a importação, a remessa será automaticamente efetivada no sistema. 





Atualizado em 27/03/2025
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.