Seja bem vindo ao suporte do Global Financeiro


Características do Regime de Caixa e Competência

      A plataforma do Global Financeiro possibilita ao usuário o cadastro de empresas no regime de caixa ou competência. Esse artigo auxilia a escolha do regime contábil. Lembrando que é possivel a mudança do regime, para mais informações de como mudar de regime Clique Aqui.

 

      Regime de Caixa

Nesse regime os registros financeiros são incluídos no momento do pagamento ou recebimento, ou seja, na plataforma do Global Financeiro ocorre na data de efetivação do lançamento ou transferência.

 

      Regime de Competência

Nesse regime os registros financeiros são incluídos na data do fato gerador, ou seja, na plataforma do Global Financeiro ocorre na data de emissão do lançamento e na data de efetivação das transferências.


      Diferença Entre os Regimes

A principal diferença entre os regimes é o método de registro das ocorrências financeiras (receitas e despesas). Por consequência, os relatórios de Auditoria Patrimonial e DRE, fornecidos pelo Global Financeiro, possuem variações de acordo com o regime escolhido. Essas variações são:

  • No Regime de Caixa: Os relatórios passam a exibir os valores no mês de efetivação do lançamento, ou seja, independente da data de emissão ou vencimento o lançamento será contabilizado na data que o lançamento for efetivado e exibido no respectivo mês. Essa organização possibilita ao gestor uma visão mensal da situação financeira da empresa, permitindo uma análise sobre capacidade de realizar compras e investimentos.
  • No Regime de Competência: Os relatórios passam a exibir os valores no mês de emissão do lançamento, assim os valores mensais se organizam pelo fato gerador. Essa organização possibilita ao gestor verificar e examinar as receitas e despesas mensais, os custos e projeções futuras.