Escolha do Regime da Empresa - Obrigatório

A plataforma GF Software Financeiro permite que o usuário cadastre empresas no Regime de Caixa ou no Regime de Competência, além de possibilitar a alteração desses regimes a qualquer momento.

No Regime de Caixa, os registros financeiros são incluídos no momento do pagamento ou recebimento. Na plataforma GF Software Financeiro, isso ocorre na data de efetivação do lançamento ou da transferência.

No Regime de Competência, os registros financeiros são incluídos na data do fato gerador. Na plataforma GF Software Financeiro, isso ocorre na data de emissão do lançamento e na data de efetivação das transferências.


Diferença Entre os Regimes

A principal diferença entre os regimes é o método de registro das ocorrências financeiras (receitas e despesas). Consequentemente, os relatórios de Auditoria Patrimonial e DRE fornecidos pelo GF Software Financeiro variam conforme o regime escolhido:

  • Regime de Caixa: Os relatórios exibem os valores no mês de efetivação do lançamento. Independentemente da data de emissão ou vencimento, o lançamento será contabilizado na data de efetivação e exibido no respectivo mês. Essa organização permite ao gestor uma visão mensal da situação financeira da empresa, facilitando a análise da capacidade de realizar compras e investimentos.
  • Regime de Competência: Os relatórios exibem os valores no mês de emissão do lançamento, organizando os valores mensais pelo fato gerador. Essa organização permite ao gestor verificar e examinar as receitas e despesas mensais, os custos e projeções futuras.




Atualizado em 12/03/2025
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.